top of page

Minicursos

BLOCO A

Minicurso 1: Noções de Análises Filogenéticas, Filogeográficas e Datação Molecular

Ministrante: Juliana Mainent - Doutoranda do Laboratório de Genética da UFJF

Ementa: A compreensão da relação filogenética e a distribuição geográfica no tempo e no espaço é fundamental para o conhecimento a história evolutiva das espécies. Sendo assim o minicurso irá abranger princípios da sistemática filogenética, construção e análise de árvores filogenéticas, filogenia molecular, taxa de mutação, evolução dos genomas, escolha de genes para problemas filogenéticos, análises filogenéticas, conceitos básicos em filogeografia, ferramentas moleculares em filogeografia, construção de rede de haplótipos, variação genética em escala temporal e espacial, datação molecular e relógio molecular.

Vagas:

Minicurso 2: Viroses Emergentes: Avanços e Desafios no Diagnóstico Molecular

Ministrante: Carolina Amaral - Mestre em Microbiologia, Doutoranda na UFMG

Ementa: Neste curso será abordado o quadro atual epidemiológico de várias viroses emergentes circulantes no Brasil, seus principais avanços no diagnóstico molecular e os seus principais desafios a respeito da capacidade de detecção precoce destas viroses. Será feito uma abordagem geral sobre a natureza dos vírus e os principais diagnósticos moleculares ofertados pelo sistema de saúde público e privados.

Vagas: ESGOTADO

Minicurso 3: Macrofósseis

Ministrante: Camila Neves - Mestre em Ecologia, Professora da UFJF

Ementa: 1. INTRODUÇÃO – Macrofósseis: conceito e importância

2. PALEOETOLOGIA – Como o comportamento se fossiliza?

Som, alimentação, influência da densidade populacional no comportamento e na morfologia,

padrões de coloração, dança e tanatose.

3. RELAÇÃO TAFONOMIA – PALEOECOLOGIA: métodos e interpretações

Aplicações e exemplos de registros brasileiros.

4. PALEOECOLOGIA – conceitos, ambientes e relações

Estudos de caso

5. AS MAIS RECENTES DESCOBERTAS PALEONTOLÓGICAS: um enfoque sobre os famosos dinossauros e nossos ancestrais hominídeos.

6. ATIVIDADE PRÁTICA (em sala)

Vagas:

Minicurso 4: Manipulação Genética de Cianobactérias para Obtenção de Proteínas Recombinantes

Ministrante: Raiza Azevedo - Mestranda em Aquicultura da Universidade Federal do Rio Grande

Ementa: Atualmente, as cianobactérias têm sido utilizadas como fonte de obtenção de proteínas de valor comercial, porém a produção dessas biomoléculas pode ser pouco eficiente e apresentar um alto custo, o que reflete no preço do produto no mercado. Nesse contexto, a aplicação de técnicas de manipulação genética em cianobactérias para produção de proteínas nativas e recombinantes (heterólogas) surge como uma alternativa para melhorar a relação custo/benefício da produção destes compostos.  Através de um conjunto de ferramentas genéticas, é possível não só melhorar a transcrição e tradução do gene de interesse, como também facilitar a purificação da proteína produzida. A presente proposta de minicurso tem como objetivo abordar as etapas de manipulação genética em cianobactérias, desde a montagem das construções genéticas in silico, até a purifição e avaliação da proteína produzida.

Vagas:

Minicurso 5: Fitorremediação (Tratamento de Solos e Efluentes) e Bioconstrução com Espécies Halófitas

Ministrante: Manuel Cezar Macedo Barbosa Nogueira de Souza - Doutorando em Aquicultura da Universidade Federal do Rio Grande

Ementa: O minicurso tem como objetivo abordar a bioengenharia e fitorremediação com espécies de plantas tolerantes a salinidade (halófitas). Além de serem utilizadas na reconstrução de mangues e marismas e no tratamento de solos e efluentes salinos, holófitas apresentam produção de biomassa com alto valor nutricional, podendo ser consumidas por homens e animais (Salicornia spp. são consumidas na Europa e oriente médio como aspargos marinhos, por exemplo). O curso também visa aboradar ao elevado valor nutricional e concentração de inpumeros compostos bioativos, com já comprovada atividade antioxidante, antifúngica e antiviral, por exemplo. Além das propriedades bioativas, novos compostos vêm sendo detectados em halófitas, como o saliramophenol, isolado da parte aérea de Salicornia ramosíssima J. Woods.

Além de ser utilizado para bioengenharia e fitorremediação, as halófitas podem ser utilizadas como produtos para alimentação ou obtenção de compostos para as indústrias químicas e farmacêuticas.

Vagas:

Minicurso 6: Cogumelos: Curiosidades e Taxonomia

Ministrante: Fernanda Karstedt - Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica

Ementa: Este minicurso compreende uma apresentação (ou recapitulação) do que e quem são os cogumelos, um vislumbre da diversidade de cores e formas, e alguns dos curiosos papeis ecológicos em que estes atuam. De modo geral, muitos querem saber o nome dos cogumelos e para que servem. Neste minicurso focaremos nos procedimentos para se chegar ao nome de um cogumelo, passo a passo, desde o que é necessário saber antes de coletar um cogumelo até os passos para que a identificação seja bem sucedida. Compreenderá uma aula prática em campo, onde os alunos terão a oportunidade de “caçar” cogumelos, a reconhecer “cogumelos” e diferencia-los dos demais fungos, e a praticarem os procedimentos de coleta. Após a coleta, os alunos processarão as amostras de acordo com um roteiro tradicionalmente utilizado por taxonomistas (micólogos). Até este momento do curso, os alunos terão uma noção de variações morfológicas macroscópicas, mas uma vez que cogumelos são geralmente identificados com um grupo de características macro e microscópicas, o próximo passo do curso é apresentar aos alunos como caracterizar e reconhecer as estruturas microscópicas dos cogumelos ao microscópio, onde terão a oportunidade de aprender a fazer cortes e a buscar estas estruturas ao microscópio. Uma vez concluída as análises, cada material coletado deverá ter uma pequena descrição morfológica que o aluno utilizará para a identificação.

Vagas: ESGOTADO

Minicurso 7: Epífitas vasculares: Ecologia, biogeografia e conservação

Ministrante: Samyra Furtado - Doutoranda em Ecologia pela Pós-graduação em Ecologia da UFJF

Ementa: Conceitos e metodologias no estudo de comunidades vegetais, com enfase em epífitas. Aspectos amplos da ecologia desse grupo, incluindo linhas de pesquisa recentes. Biogeografia a nível global e nacional e pontos relevantes sobre a conservação.

Vagas:

BLOCO B

Minicurso 1': Um mundo que não vemos: microrganismos e seus processos celulares na bioecologia aquática

Ministrante: Juliana Gamalier de Paiva – Doutoranda PGEcol/UFJF;
Thiago Pereira da Silva – Doutorando PGEcol/UFJF;
Victor Cláudio Zarantonello Arantes – Doutorando PGEcol

Ementa: Durante o curso serão abordados os seguintes tópicos emergentes sobre microrganismos aquáticos com ênfase na biologia celular e ecologia de bactérias e cianobactérias:
- Técnicas para estudo de microrganismos – microscopia;
- Aspectos básicos da diversidade taxonômica e importância ecológica dos microrganismos nos ecossistemas aquáticos;
- Complexidade ultraestrutural e organização celular;
- Processos celulares integrados: comunicação celular, processos de diferenciação e morte;
- Mecanismos metabólicos.

Vagas:

Minicurso 2': Ferramentas de Biogeografia

Ministrante: Samyra Furtado e Caroline Vale - Doutorandas em Ecologia pela Pós-graduação em Ecologia da UFJF 

Ementa: Introdução e história da biogeografia. Conceitos e teorias envolvendo distribuição de espécies e comunidades, padrões e processos históricos e contemporâneos. Aplicações e ferramentas utilizando banco de dados com enfoque na conservação.

Vagas:

Minicurso 4': Implicações da Alimentação no Sistema Imunológico

Ministrante: Doutoranda Sara Malaguti, Doutoranda Ana Gualberto e Doutorando Luan Cristian

Ementa: O curso consistirá, inicialmente, em uma breve revisão do funcionamento do sistema imune com enfoque em tolerância dos tecidos de mucosa e microbiota. Em seguida, serão abordados os seguintes temas: regulação do funcionamento do sistema imune pela alimentação, alterações nutricionais como a obesidade e subnutrição como modificadores da resposta imune, influência da alimentação na autoimunidade e alergia, além de inovações e tratamentos utilizando produtos alimentícios.

Não há pré requisitos.

Vagas:

Minicurso 5': Invertebrados e avaliação de impactos em ambientes aquáticos

Ministrante: Doutorando pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Marcos Vinicius Dias da Silva, Haroldo Lobo dos Santos Nascimento e Renato Tavares Martins

Ementa: O presente mini-curso tem como propósito introduzir os principais métodos de avaliação de diferentes impactos ambientais utilizando os invertebrados de água doce como bioindicadores em estudos de biomonitoramento ambiental em ambientes límnicos. Durante o curso serão apresentados conceitos e aplicações da avaliação de impacto, apresentação das principais analise estatísticas utilizadas na área. O curso será dividido em três módulos, sendo o primeiro compreendendo ao monitoramento através da analise dos organismos bentônicos presentes nos sedimentos límnicos, destacando sua composição e estrutura das comunidades; já a segunda parte compreenderá aos estudos de avaliação funcional dos ecossistemas através da decomposição foliar e dos organismos potenciais para este estudo em laboratório; e por fim a utilização dos invertebrados em ensaios ecotoxicológicos, quando serão abordoados conceitos básicos ( por exemplo, CL50, concentrações de efeito), e aplicações gerais da ecotoxicologia, bem como cuidados e interpretações dos resultados.

Vagas: 20

Minicurso 6': Personalidade Animal: Importância das Diferenças Individuais

Ministrante: Dra. Prof. Aline Sant'anna

Ementa:  - Conceitos iniciais

- Bases fisiológicas e genéticas das diferenças individuais

- Efeitos ambientais

- Identificação de diferenças individuais no comportamento: métodos de avaliação

- Implicações biológicas e práticas das diferenças individuais

Vagas:

bottom of page